Sugestões em relação a suspensão de carro

Você em algum momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho certeza disso! Apesar disso, quando falamos em suspensão, você pressupõe que é somente uma mola vinculada à roda do veículo. Não é? Errado! Observe o motivo!
A gente vai falar aqui um tanto mais com relação aos três tipos de suspensões , no sentido de auxiliar você a fazer a mais adequada seleção para seu caro veículo.
A suspensão requer a sua atenção, pois é um dos sistemas mais essenciais para o exato funcionamento de um veículo. É justamente ela quem assegura a estabilidade do automóvel e absorve os choques do automóvel com o solo, possibilitando um maior conforto ao motorista e os acompanhantes.
É bem essencial que o condutor fique atento ao comportamento da suspensão de seu automóvel e a mantenha com as suas devidas manutenções.
No Brasil, os 3 principais e mais populares modelos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Porém, inúmeras pessoas não compreendem exatamente como atuam estes 3 tipos de suspensão, as principais características e particularidades.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais habitual e dentro do pensamento daqueles que querem rebaixar o seu carro, porém quem julga que ela é uma descoberta recente, está inteiramente enganado!
Ela existe desde os anos 1940, data em que se buscava uma saída para melhorar a estabilidade dos veículos de competição nos Estados Unidos da América.
A preliminar suspensão a ar confiável a ponto de ter uma aplicação prática foi desenvolvida pela Firestone em particular para o último exemplar Stout Scarab Experimental, revelado no período de 1946, que inclusive foi o primeiro automóvel com lataria de fibra de vidro no mundo.
O princípio era idêntico aos dos mecanismos contemporâneos: quatro bolsas de ar substituíam as molas convencionais, e possuíam sua pressão controlada por quatro pequeninos compressores unidos a cada uma das bolsas.
Basicamente, a suspensão a ar é o utilização de bolsas de material elastômero, normalmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, inseridas em agrupamento ou substituindo a suspensão mecânica natural de um veículo. São apresentadas em diversos formatos, tamanhos e capacidades de carga.
Estas bolsas de ar podem ser infladas transportando o conjunto original com o intuito de compensar uma carga adicional nivelando o carro.
No lugar das molas são postas essas bolsas de ar que farão a regulagem de altura do automóvel. Ao prender o ar, o veículo levanta e no momento em que o conjunto é ligado novamente, o ar é jogado de dentro das bolsas para o lado de fora, fazendo desta forma com que o veículo se rebaixe totalmente.
Porém, existe a indispensabilidade de um sistema o qual regularize a estatura de rodagem. Esse dispositivo chama-se válvula niveladora, o qual preferencialmente precisa ser eletrônica, já que o condutor dificilmente é capaz de executar essa ajustagem.

PROS

  • Ajuste de altura e maneio em tempo real. Lombadas se tornam obsoletas!
  • Conservação de componentes baixos e caros e prevenção de danos ao chassi.
  • Molas de ar progressivas, bastante semelhantes às suas molas helicoidais.
  • Níveis ajustáveis das molas.
  • Altamente versátil.
  • Não tem outro modo de adquirir uma altura rebaixada e manter-se funcional.
  • Adaptação imediata a aumento e modificação de peso.
  • Diminua a estatura do carro sem sacrificar a qualidade da direção.
  • Chamar atenção em qualquer lugar que estacionar!

CONTRAS

  • É mais oneroso do que suspensões de molas helicoidais.
  • O processo de instalação é mais complicado.
  • O processo de instalação é mais caro.
  • Mais componentes são precisos.
  • Em certos casos são necessárias mudanças permanentes de chassi.
  • Já citamos que é bastante caro?

Curiosidades em relação às suspensões a ar

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  1. Posso acionar a suspensão com o carro em movimento?
    Afirmativo, você pode estar ligando a suspensão a ar com o carro em movimento, sem problemas.
  2. Qual o benefício de utilizar suspensão a ar?
    Se decidir por utilizar um sistema de suspensão a ar no seu veículo vai ter muitas vantagens como: precisar se importar mais com lombadas, quebra molas e outros obstáculos, já que vai poder subir e descer o sistema de suspensão sempre que for necessário.
  3. Como é recarregado o ar que a suspensão utiliza?
    O jeito mais simples e eficaz de se carregar o ar utilizado no sistema de suspensão é empregando um compressor, que, geralmente, já acompanha o kit de suspensão a ar.
  4. Posso utilizar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
    Muitas pessoas tentam utilizar compressor de pneu na suspensão, e isto, além de gerar significativos perigos à segurança do veículo, ainda compromete a funcionalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não têm a mesma pressão que os compressores apropriados para suspensão a ar.
  5. Quais veículos podem receber suspensão a ar?
    A suspensão a ar é capaz de ser utilizada em quase todos os modelos de veículos.
  6. As bolsas correm perigo de estourarem?
    Se o kit de suspensão a ar que você estiver empregando for de primeira linha, não. No entanto sempre é sugerido levar o veículo para uma revisão de rotina, assim você se certifica de que está tudo bem com seu automóvel. De modo geral, um kit de suspensão a ar pode durar bastante tempo caso sejam efetuadas as devidas prevenções.

Suspensão a Rosca

Seu funcionamento acontece através de um mecanismo composto de um tubo roscado e flange, que unidos são ligados aos amortecedores ou diretamente no eixo de trás do automóvel, proporcionando que seja realizada a regulagem de altura somente com o rosqueamento manual do conjunto.
A suspensão a rosca fornece maior movimentação, e é capaz de ser esplêndida para quem deseja enfrentar vários modelos de regiões, visto que ela é capaz de ser controlada de modo manual.
Para quem quer tunar o veículo é benefício pôr esse kit, além de ser mais em conta que a suspensão a ar, este kit confirma inteira segurança e estabilidade ao veículo.

PROVEITOS

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  • Mais garantida que a suspensão a ar.
  • Despesa baixíssima.
  • Seguro ( dado que você não corre o risco de romper uma bolsa numa curva)
  • Economia
  • Simplicidade de modificação na altura: Em 5 minutos você abaixa ou sobe as quatro rodas
  • Resistência: Ferro dura mais do que borracha

Desvantagens

  • Aconselhamos obter novos amortecedores constantemente do comerciante da suspensão, ou encontrar em que lugar ele adquire e obter do mesmo modelo, para não mudar a compressão dos amortecedores.
  • Sempre que mexer na altura você vai perder o alinhamento.

Suspensão Fixa

Este modelo de suspensão é composto por um grupo com quatro amortecedores e quatro molas preparadas. Com este exemplar, o carro pode ser rebaixado a uma estatura exata ideal para o modelo, possibilitando maior conforto e estabilidade.
É muito usada por quem conta com um automóvel de alto desempenho, com motores capacitados para perfazer enormes velocidades, visto que costumam precisar de mais estabilidade e, por causa disso, o melhor exemplar é a suspensão fixa, que pode ser instalada na altura adequada para o modelo e o tipo de chão que seu automóvel confrontará.

Como é feito a modificação enfim?

modificacao-suspensao-fixa Existem duas maneiras de executar projetos de suspensão fixa:
Cortando, Esquentando ou Retendo as Molas com Presilhas: Além de ilícito ( pois não permitem a regularização junto ao DETRAN), essa ação é extremamente perigosa, uma vez que mudam a estrutura das molas originais e acrescem a chance de acidentes por ruptura;
Utilizando Molas Esportivas : Preparadas particularmente para o layout do automóvel por fabricantes de molas e amortecedores, equipa o conjunto de suspensão respeitando a legislação de trânsito, isto é, além de garantido também evita multas e apreensão do automóvel, já que são capazes de ser facilmente regularizados.

Suspensão reforçada

É um grupo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos veículos off-road é comum constatar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um tipo de suspensão -, que são mais robustas e reforçadas para aguentar intensas pancadas.

Diferença Entre Suspensão Preparada E Molas Aparadas

Ao comentar que possuímos um carro com suspensão preparada, estamos falando que o automóvel é, no entanto, rebaixado.
Para as pessoas que gostam de carros baixos, o procedimento mais confiável e mais certo para alterar seu veículo é optando por suspensões, isto é, o carro irá trabalhar com sua altura modificada, no entanto o aconchego e a segurança persistem!
Muitas pessoas optam por rebaixar seu automóvel cortando as molas da suspensão. Esse decididamente não é o jeito correto, visto que no momento em que você corta as molas, o veículo trabalha com a altura do amortecedor diminuída fazendo dessa forma com que aquele amortecedor não absorva choque e sim a mola, o transformando naquele inesquecível automóvel “Pula-Pula”.
Na ocasião em que você conduz com a suspensão preparada, o agrupamento mola e amortecedor já vem no tamanho ideal com o intuito de se adquirir o amortecimento, fazendo com que a suspensão trabalhe com mais conforto, absorvendo, de uma forma ainda mais confortável, os impactos obtidos pelo conjunto de suspensão.
Por esse motivo, no momento em que preferir por rebaixar seu veículo, cogite em inicialmente fazer um trabalho que assegure sua segurança e seu bem-estar e que não venha trazer consequentes problemas para seu veículo.

A suspensão é igual para todos os veículos?

suspensao-veiculos-igual Cada padrão de automóvel possui um modelo de suspensão e, no total, podemos encontrar três tipos: independente, semi-independente e completamente dependente.

  • No padrão independente, cada roda recolhe os impactos das falhas do chão sem transportar à outra do mesmo eixo;
  • No semi-independente, uma porção dos choques é deslocado para a outra roda;
  • No modelo dependente, os movimentos de uma roda são notados nas outras rodas do eixo.

De acordo com do tipo do automóvel, existe a probabilidade de ter 2 tipos de suspensão: uma de trás e a outra dianteira.

Conheça o sistema de suspensão

Molas e amortecedores

Juntos, mola e amortecedores compõem a essencial atividade de amortecimento no que se refere à instabilidade do chão. Por causa da sua flexibilidade, a mola é o item mais eficaz a fim de filtrar as incorreções do solo. Já o amortecedor age em agrupamento com a mola para amenizar as falhas da pista.
Por agirem em equipe, de modo geral ambos precisam de ser examinados no momento em que o veículo alcança os 20 mil quilômetros rodados e trocados aos 40 mil quilômetros rodados, ou conforme a recomendação de cada fabricante.
Em alguns casos, o veículo tem a capacidade de chegar a rodar até 50 mil quilômetros sem a exigência da substituição e com desempenho em excelente estado. Mas, com a má qualidade de grande parte das ruas do Brasil, praticamente sempre cheias de buracos, e estradas de terra ou de trechos péssimos, é importante que o condutor fique esperto.
É possível descobrir problema nos amortecedores caso o veículo manifeste oscilação na lataria em linha reta e com barulhos provenientes da suspensão. Já nos amortecedores, os problemas podem acontecer antes ainda que eles iniciem a afetar o equilíbrio do veículo ou gerar barulho.
Por esse propósito, no momento que for fazer um alinhamento ou balanceamento, solicite ao profissional para ele dar uma constatada se não existe vazamento ou se as hastes estão sem sujeira.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante também é um dos segmentos da suspensão de carro e tem como intuito servir de apoio para a coluna de suspensão, que é articulável.
Se o motorista sentir alguma diferença ao tomar a condução, associada a qualquer barulho na suspensão, é capaz de ser que as buchas do braço oscilante encontrem-se gastas ou danificadas, sendo preciso substituí-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão trabalha para o exato funcionamento do braço oscilante. Isso pois, sua finalidade é a de auxiliar a coluna de suspensão em seu movimento, proporcionando o ângulo de oscilação do braço. Se estiverem gastos, causarão ruídos que podem prestar de alerta ao condutor.

Barra estabilizadora

Este componente é incumbido na estabilidade do veículo em altas velocidades, em retas e curvas. Ainda por cima, a barra estabilizadora origina a ligação entre as colunas de suspensão e é presa à carroceria por buchas de ligação, e às colunas por meio de bieletas.
Essas são partes que previnem que o veículo se firme nas rodas ao fazer uma curva, auxiliando a controlar o equilíbrio da carroceria e, portanto, evitando fatalidades. Bem como os demais segmentos, a ausência de estabilidade e barulhos são capazes de indicar um sinal de mau desempenho da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – valor e conteúdo

Kit de suspensão comum

kit-suspensao-comum O kit, que normalmente é composto por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, pode alternar o valor conforme fabricante e distribuidora.
De modo geral, o kit sai numa média de R$ 600 reais, contudo é capaz de chegar a valer R$1000 dependendo da distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca traz as peças: 2 OU 4 AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), 4 MOLAS ESPECIAIS, 4 CONJUNTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O valor do kit pode oscilar em torno de R$600 e R$1000, alternando de montadora para montadora e também de modelo de carro.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar traz especialmente os seguintes utensílios: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Na atualidade o valor de um kit de suspensão a ar ainda é bastante salgado, apesar disso muito recompensador. Um kit completo varia de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais comum sem o compressor varia de R$1500 a R$2500. O diferencial é que sem o compressor o cilindro não se enche de ar sozinho, e dessa forma o condutor tem que completá-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Caso você planeje alterar a suspensão do seu carro, fique alerta às responsabilidades que você necessita ter antes e ao longo da condução do veículo.

Transformação nas molas

Antes de realizar qualquer transformação nas molas é essencial saber que os fabricantes usam softwares para o seu dimensionamento, uma vez que o cálculo envolve um monte de variáveis como quantia de ligações, diâmetro, comprimento, carga, grau de declive dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras.
Além destas condições, os engenheiros avaliam a geometria da suspensão para detectar as solicitações a que essa mola estará subordinada e, finalmente, são indicados os tratamentos térmicos que serão administrados durante o processo construtivo.
Por isso, técnicos em suspensões não sugerem qualquer retrabalho (como é nomeada a alteração) nas molas com o intuito de reduzir seu tamanho, seja o corte de certos elos, grampos ou mesmo aquecimento. Este último produz um aliviamento de tensões no material e reduz a distância entre os elos, diminuindo o comprimento inteiro da mola.
Num primeiro minuto, esses retrabalhos são capazes de preencher às esperanças dos clientes, entretanto, no médio prazo, complicações aparecem: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores danificados serão os primeiros danos.
Se tiver vontade de modificar as molas, mais apropriados são os kits de molas esportivas, típicas para cada modelo de veículo. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas asseguram a diminuição da altura com certo aconchego e, principalmente, fornecem uma aliviada aos demais componentes da suspensão de carro.

Deve-se evitar altas velocidades

alta-velocidade Todos entendemos que os veículos originais de fábrica são condicionados em testes variados de durabilidade e rendimento. Dispositivos principalmente fabricados para esse fim identificam possíveis erros de projeto e regulam os limites de fadiga de materiais e, em contrapartida, e com toda esta estrutura, os defeitos surgem.
A conjuntura fica mais delicada quando o esquema original é modificado, por esse fundamento é importante não utilizar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou quebra de uma mola é capaz de por você em uma ocasião desagradável caso você esteja acima de 100 km/h.
Existe uma consciência muito grande entre quem curte fazer alterações. A maior parte sabe que possui veículos especiais e que este fato vale atenção redobrada sobre os zelos com manutenção preventiva. Dessa forma, acabam sendo mais cuidadosos do que várias pessoas que mantêm seus carros originais.
Eles sabem que, a qualquer indício de oscilação ou barulho, deve-se estacionar o veículo e elaborar um exame detalhado das partes envolvidas na personalização.

Vai alterar, necessita legalizar!

Não basta mostrar vontade, cuidar do veículo e saber da lei. Modificar o veículo envolve uma burocracia. Veja logo abaixo o passo a passo:

  1. Confira se a modificação a qual procura fazer no veículo é permitida (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)
  2. Requeira ao delegado do Detran autorização prévia para alteração das propriedades originais do automóvel
  3. De posse desta autorização preliminar mais a nota fiscal dos trabalhos executados no automóvel, procure um posto de verificação autorizado pelo Inmetro com o objetivo de fazer a verificação da nova suspensão
  4. Se seu carro for aprovado, você vai receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV) remetido pelo Inmetro
  5. Para acabar, é necessário conduzir o CVS ao Detran para documentar as alterações e alterar o documento do automóvel, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), incluindo na parte de observações do arquivo a altura da nova suspensão, mensurada do chão ao farol do carro.

Saiba que, mesmo estando com a documentação validada, a grande parcela das companhias de seguro não cobre os danos de carros rebaixados. Mais um porquê para não exagerar.
Presume fazer outras modificações no carro? Vale a pena dar uma olhada nas resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 as quais abordam estritamente das mudanças.

O QUE ALEGA A LEI acerca da suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Alterada no período de 2014, a resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, que desautorizava o emprego de suspensões com ajuste de estatura, muito devido aos caminhoneiros que baixavam as suspensões da frente do caminhão a fim de ficarem com o aspecto denominado como “verdureiros”.
Com a nova resolução, o que ficou registrado foi que para os veículos que tiverem alteração na suspensão, deve haver observação no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) indicando a nova estatura do automóvel, medida do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo.
Ainda integram as exceções de que:

  • Os veículos têm que ter peso bruto total de até três toneladas e meia;
  • A altura mínima de rodagem (medida do chão até o ponto mais baixo do chassi) tem que ser de 10cm;
  • O conjunto de rodas e pneus não pode tocar em nenhuma parte da lataria no decorrer do esterçamento.

Mesmo com a variação do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei não foi alterado e proíbe:

  • Utilização de rodas ou pneus os quais extrapolem os limites externos dos para-lamas do automóvel;
  • Aumento ou redução do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
  • Modificação das características originais das molas do veículo, inserção, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.

MOLAS ESPORTIVAS: Uma saída

Como tratado anteriormente neste texto, apesar de ser uma conduta habitual, rebaixar o automóvel exige uma sucessão de precauções para realizar a alteração obedecendo a legislação e manter a segurança.
Tendo em vista os ganhos e ônus de cada uma das probabilidades de uso, as molas esportivas são as mais sugeridas, uma vez que têm o menor custo entre as opções que são capazes de ser legalizadas e possuem fabricação com as características distintas ao tipo do veículo, o que assegura segurança para você e seu carro.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma especialista no quesito de suspensões. A empresa fornece diversos tipos de kits dependendo da essencialidade de instalação do seu veículo.
Entre seus produtos de suspensão a ar, podemos achar:

  • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides
  • Bolsas de Ar
  • Compressores
  • Controladores
  • Filtro de Ar
  • Grife e Acessórios
  • Mangueira/Conexões
  • Manômetros
  • Ponta de Eixo
  • Proteção Elétrica
  • Reservatorio de Ar
  • Suporte de Cilindro
  • Licença e Atualizações

Você é capaz de entrar em contato com a Castor no endereço, via celular e whatsapp e/ou através website da loja.