Cambada Mineira

Saiba sobre as tarefas do carburador

Todo veículo para funcionar de modo apropriado requer que sua mecânica esteja em ótimo estado. Os faróis, lanternas, limpadores de para-brisa, embreagem, carburador, ou melhor, todos os componentes precisam estar em perfeito estado para que sua experiência de direção seja muito produtiva.
Entre os diversos componentes imprescindíveis para o veículo, um deles se destaca em relação aos demais: o carburador. Porém você entende qual o verdadeiro papel desse imprescindível componente veicular? Você tinha conhecimento , por exemplo, que ele contribui na manutenção do seu motor? Não?!
Então, não perca mais nenhum minuto e retire todas as suas indagações! Vamos lá?

Saiba o que é um Carburador

O carburador é um elemento mecânico responsável pela alimentação de um motor à combustão. Ele é incumbido pela geração da mistura ar/combustível e sua dose em motores de combustão interna, seu trabalho básico é inteiramente mecânico.
Usado nos automóveis por praticamente um século, o carburador passou por transformações em se tratando de tecnologia. O carburador foi administrado por dispositivos eletrônicos antes de finalmente ser substituído por uma outra técnica: o sistema de injeção eletrônica.
O seu uso agora restringe-se a competições, posto em carros de alto desempenho ou mesmo na produção de motos, sendo gradativamente alterado pela injeção eletrônica. Como vantagem possui o custo como aliado, sendo a preservação um tanto mais barata em relação a injeção eletrônica, contudo tendo um gasto de combustível maior, e há a precisão de conservação periodicamente.
Os carburadores foram produzidos no fim do século XIX, ciclo considerado o começo da trajetória automotiva. Seu título deriva da palavra francesa “carbure”, que significa carbeto. O carburador é um invento puramente mecânico usado para misturar o ar e o combustível empregados até a metada da década de 90. O último automóvel carburado do nosso país foi a VW Kombi do ano de 1998.

Conheça o desempenho do Carburador

O ar aspirado pelo pistão passa em alta velocidade através do difusor (um afunilamento de passagem) conduzindo uma porção de combustível de um pequeno compartimento reservatório chamado “Cuba”. A borboleta que é acionada diretamente ao pedal do acelerador dosa de acordo com sua abertura a quantidade de mistura que o motor deve absorver.
Quando acionada, uma bomba injeta uma certa quantidade de combustível da cuba diretamente através do difusor para a aceleração veloz. Por esta fórmula, ele estabelece o número de RPM e a força que o motor desenvolverá. Em marcha lenta achando-se a borboleta fechada, uma agulha de mistura controla a abertura de ar e combustível.

Benefícios do Carburador – Entenda todas

Contras do Carburador

Apesar de todos os seus proveitos, os carburadores revelam algumas desvantagens. Leia abaixo:

Carburador – Entenda tudo acerca de sua funcionalidade

Presentemente, conseguimos afirmar que nenhum automóvel novo utiliza os carburadores. Os padrões rudimentares de injeção eletrônica são tão baratos que não há desculpa para usar algo complexo como um carburador.
É capaz de ser que você esteja contagiado com o vírus da corrosão ou não seja simpatizante da eletrônica. Pode ser também que você mostre curiosidade de saber como os motores chegaram no lugar em que estão hoje. Tudo iniciou em função do bom e antigo carburador.
Para que o motor funcione corretamente, é necessário haver oxigênio razoável misturado ao combustível a fim de que ele queime totalmente ao longo da combustão. Uma mistura ideal, em que todo o combustível é queimado, é conhecida como mistura estequiométrica. Conservar a razão estequiométrica deixa que o motor tire o máximo rendimento da densidade de energia do combustível.
Se houver menos oxigênio que o ideal, a mistura estará rica/gorda, e irá causar gasto em excesso de combustível e fumaça em demasia expelida pelo escape, e o motor afogará. Caso exista ar demais mesclado ao combustível, a combinação será pobre, e sua queima produzirá menos potência e mais aquecimento.
Por causa disso, os técnicos automotivos precisam melhorar essa relação para adquirir o máximo de trabalho mecânico da combustão. A relação ideal de ar+gasolina é 14:1, e de álcool é de 9:1 – isto é: para cada parte de etanol são necessárias 9 partes iguais de ar. Querer garantir esta relação precisa esteve na lista de preferências da engenharia automotora por décadas.

Procedimentos de um Carburador – Compreenda tudo

Ainda que bastante gente veja os carburadores como mecanismos mágicos, eles são essencialmente um tubo mediante o qual o ar filtrado flui após ser admitido pelo coletor do automóvel. No interior desse tubo há um estreitamento onde cria-se vácuo. Neste estreitamento existe um pequeno furo chamado giclê ajustado por um dispositivo de agulha e bóia.
O vácuo produzido no venturi puxa o combustível da cuba, que encontra-se sob pressão atmosférica. Quanto mais rápido o ar passa através da garganta do carburador, menor a compressão no venturi. Isto ocasiona o aumento da diferença de pressão entre o venturi e a cuba de nível constante, e desse jeito mais combustível passa pelo giclê e se mescla ao ar recebido.
Mais abaixo do giclê, existe uma válvula borboleta que abre por meio de um cabo unido ao pedal acelerador. Essa borboleta pode abrir totalmente, possibilitando um fluxo de ar mais ligeiro através do carburador, ocasionando maior vácuo no venturi, que envia mais combustível ao motor, criando mais potência. Em marcha lenta, a borboleta está integralmente fechada, entretanto há um giclê de marcha lenta autossuficiente desta válvula que envia uma determinada mistura ar-combustível ao motor. Sem o giclê de marcha lenta, o motor morreria se o motorista não mantivesse o acelerador pressionado.
E aquela alavanca que você observa nos carros antigos? Aquilo é o afogador. O afogador serve para enriquecer a mescla ar-combustível na ocasião da partida. Na ocasião em que você puxa a alavanca, a válvula do afogador fecha e restringe o fluxo de ar na entrada do carburador. Isso enriquece a mistura a fim de facilitar a partida.
Com o motor aquecido, apenas empurre o afogador de volta e deixar seu motor se alimentar daquela mescla estequiométrica mágica.

Conheça os vários modelos de carburadores existentes

Carburador eletrônico

Este utiliza um sensor para realizar o seu funcionamento. Ele foi um dos últimos modelos de motores carburados gerados. Por causa do sensor, ele preserva uma melhor proporção de ar e combustível, o que aprimora o rendimento e a economia do veículo.

Carburadores normais

Quanto ao carburador comum, é possível separá-lo também em 2 tipos: comum e duplo. O simples, como o próprio nome sugere, é que ele conta com um único duto por onde passa o ar. Isto é, ele conta com um único venturi. Já o carburador duplo conta com 2 venturis.

Funcionamento do carburador duplo

A ideia é ampliar a potência do veículo empregando um venturi extra, o que possibilita um vácuo maior. O carburador duplo inclusive possui 2 borboletas. Geralmente, ele abre em 2 estágios: o primeiro em pequenas velocidades, e o segundo na ocasião em que se exige mais do motor. Há casos em que eles são simultâneos, isto é, não interessa a velocidade, os dois acionam em conjunto.

Entretanto, afinal: é possível dizer qual é o melhor?

Sim, os carburadores duplos possibilitam uma maior explosão por parte do motor, consequentemente, uma maior potência. Claramente, diversas vezes, isso significa um gasto maior de combustível a fim de dar conta desta demanda.

Veja os problemas presentes em um carburador

Um dos defeitos mais comuns é o motor engasgar em marcha lenta e em alta velocidade. Parece muitas vezes até que o combustível está adulterado, entretanto não é isso. Realmente, seu carburador pode estar vazando. Contudo o que fazer nessa situação? Você precisará analisar o parafuso de mistura de marcha lenta e da combinação principal.
Além do mais, verifique a vedação do carburador. Diversas vezes, por causa da condição climática, ele pode ficar com rachaduras, apresentando ressecamento e avarias. Nessa situação, procure seu mecânico e perceba se é possível realizar um reparo ou se já encontra-se na hora de alterar o seu carburador.
Outro problema é quando o motor não dá partida. Ele pode apresentar problemas na ocasião em que em marcha lenta ou ficar sem potência quando se encontra em alta velocidade. Quando isto acontece, o carburador está fora de regulagem. Entretanto como proceder em uma situação destas?
Basta ajustar o parafuso de mistura do carburador. Em muitas circunstâncias, você não irá conseguir encaixar o parafuso convenientemente. Caso isto ocorra, pode ser que alguma das peças do parafuso esteja danificada. Por conseguinte, será preciso fazer a alteração de todas essas peças.
Se o motor não ficar em marcha lenta e a rotação se encontrar bastante alta, verifique o afogador do carburador e as placas de aceleração. Geralmente, será precisa a substituição de alguma destas peças. E, no momento em que o automóvel não arranca ou não conserva a alimentação de combustível em altas velocidades, você vai precisar encaixar o cabo ou linha de controle de aceleração.

Veja como fazer a preservação de um carburador

Uma ótima limpeza ajuda a manter a conservação de todas as peças. Porém como foi mencionado, apenas faça isso caso você tenha certeza que irá conseguir ajustar tudo mais uma vez. De nada adianta você deixar o carburador do seu veículo limpinho caso não saiba como encaixar a borboleta para ele não ficar acelerado, ou o parafuso para que o funcionamento fique muito bom.
Contudo aí vem o X da questão: Como realizar a manutenção correta do seu carburador? A gente vai te ajudar.

Executando uma manutenção adequada

É significativo que você confira todas as peças, para avaliar se há algum dano, fissuras ou rachaduras. Caso o dano seja pouco, é possível consertar as peças, no entanto geralmente não compensa. De modo geral, o custo para realizar o conserto é maior do que a peça nova. Então, compare e observe se vale a pena. O ideal é modificar a peça e pôr uma nova.
Entretanto, se você resolver fazer a manutenção é necessário seguir certas dicas. A preservação periódica do carburador deve ser feita a cada 30.000 km e consiste em uma revisão com desmontagem e limpeza de todos os componentes, além da regulagem ao final do reparo. Além de tudo, as mudanças de óleo e filtro fazem parte da conservação do carburador.
Você pode fazer uso de algumas ferramentas, como chave de boca e chaves de fenda, por exemplo. Tudo dependerá do modelo de carburador que seu veículo possui. Ainda é fundamental verificar a chapa de identificação da peça, onde é demonstrado o número do carburador, o tipo do automóvel que equipa e as especificações das peças para troca.

Importância da higienização dos equipamentos

Antes de montar o carburador, as peças têm que estar todas limpas e inspecionadas quanto a trincas, empenamentos e folgas, além disso os gangulantes necessitam de estar segundo as especificações do fabricante.
É importante lembrar que, ainda que seu carburador não mostre falhas, a higienização faz-se muito necessária. De preferência, faça a verificação de 6 em 6 meses. Essa revisão preventiva irá evitar o ressecamento do diafragma e das juntas e a ferrugem interna.
O alto percentual de álcool na composição da gasolina, que chega a 27% tanto na comum quanto na aditivada, provoca nos carburadores convencionais os danos que não acontecem em carburadores preparados para operar com etanol. Tem-se um tipo de gel transparente, que se forma em seu corpo e ocasiona mau funcionamento e dificuldades de regulagem.

Escolha sempre um carburador novo!

Bem como as peças, existem consertos que são mais dispendiosos que um carburador novo. Ou seja, entre ficar com um carburador que pode dar problemas futuramente, ou colocar um novo, vale bem mais a pena instalar o novo. Isso é sugerido quando os problemas apresentados são na estrutura principal. De modo geral, um duto entorta e o reparo é bem mais complexo de ser produzido e mais dispendioso.

Valor em média de um carburador

Como dito acima, é preciso escolher bem quais equipamentos usar e com o carburador é a mesma coisa. Conhecendo a importância de se pôr um carburador novo e de qualidade para o seu veículo, é muito essencial também checar o valor de cada um a fim de que o custo-benefício seja aceitável. Em um veículo, o barato acaba por se tornar caro facilmente.
Ainda assim, pela internet, você é capaz de ter uma ótima ideia a respeito de valores. Em determinados sites especializados você acha carburadores de R$ 140 a R$ 5.000. Tudo varia dependendo do modelo e o rendimento que você pretende. Muitos condutores querem ainda aumentar a potência do veículo. Nesses casos, as peças são bastante mais caras.
Lembre de pedir sugestões para o seu mecânico e analisar junto com ele o que vale a pena ou não. Na média, os valores variam de R$ 300, 00 a R$ 1. 200, 00.

Saiba a respeito da Injeção Eletrônica

A injeção eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de um veículo automotor – motor a combustão. Seu uso em larga escala se deve à necessidade das indústrias de automóveis reduzirem o índice de emissão de gases poluentes.
Esse dispositivo admite um controle mais eficaz da mescla admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura estequiométrica (combinação ar/combustível). Isto se traduz em maior economia de combustível, dado que o motor opera a toda hora com a mistura apropriada, e ainda aperfeiçoa o rendimento do motor.
O sistema faz a leitura de muitos sensores espalhados em locais estratégicos do motor. Ele analisa as informações e com base em outras informações gravadas em sua memória envia comandos para vários atuadores espalhados em locais estratégicos do motor. Este método é efetuado diversas vezes por minuto com base nos movimentos da cambota.

Elementos do sistema de Injeção Eletrônica

O sistema de injeção eletrônica tem vários componentes. Entre eles se destaca a Central. Nessa ficam armazenadas as descrições do veículo e sua funcionalidade. A Central também faz os cálculos programados para administrar o motor, tanto na alimentação quanto na ignição.
Contudo há inclusive outros elementos importantíssimos que se dividem em 2 grupos. Confira a seguir:

Sensores – Conheça os diversos tipos

São componentes que captam informações para a central, alterando movimentos, pressões, e outros, em sinais elétricos a fim de que a Central seja capaz de analisar e decidir qual estratégia seguir.