Manutenção do carro é essencial

Conduzir um carro sem que você tenha segurança do quão bom ele está é uma circunstância muito incômoda, não é mesmo? Para ajudar você, separamos algumas informações a fim de que você possa ficar antenado na manutenção preventiva e corretiva e da relevância da conservação do seu automóvel!

Calibragem realizada de forma errada provoca prejuízos para o condutor

Para o condutor, o o grande problema dos pneus mal calibrados é a ausência de solidez e oscilações no volante. Para o automóvel, a pouca pressão provoca desgaste antecipado de peças da suspensão e dos próprios pneus.
Ainda por cima, há o consumo excessivo do combustível. Contudo não é apenas a baixa pressão que causa complicações nos pneus. Encher além do que é indicado é outro erro.
Pressão excessiva gera bastante desgaste da banda de rolagem e danos ao alinhamento do veículo.
Outra recomendação crucial é nunca fazer a calibragem dos pneus depois de um grande caminho.
A temperatura elevada faz com que eles se dilatem, dessa maneira não revelando o verdadeiro número da pressão da parte interna da borracha.
A calibragem precisará de ser executada a cada semana ou, na melhor das hipóteses, a cada quinzena.

Problemas durante a frenagem? Descubra meios eficazes para determinar isso!

1 – Espessura Existe um material de atrito das pastilhas com o disco de freio, a espessura desse material precisa ser de três milímetros.
Oficinas especializadas em freios fazem essa mensuração e apuram se está abaixo do aconselhado.
2 – Duração da frenagem Caso o veículo esteja apresentando baixa eficiência no ato da frenagem ou demorando muito para parar, o indicado é averiguar as pastilhas.
3 – Pedal Baixo Para saber se o pedal de freio está ok, ao ser pressionado, ele precisa descer até a metade e posteriormente dar a impressão de que se chocou em algo maciço. Caso o pedal esteja descendo mais fundo que o habitual procure uma empresa especializada.
4 – Luz Alguns veículos dispõem de uma luz no painel que acende sempre que a pastilha encontra-se desgastada. Na ocasião dela acender, óbvio que está na hora de alterar as pastilhas de freio.

Largura dos pneus impacta na direção

manutencao-carro Todo pneu conta com informações localizadas nas laterais as quais estão relacionadas as medidas de largura, as medidas do aro, o peso máximo sustentado, entre outros.
Todos esse fatores influenciam diretamente nas características de dirigibilidade do seu veículo. Um pneu mais grosso vai ser mais duro, isto é, mais estável.
Esse modelo de pneu é o ideal para veículos de grande peso e da mesma forma para os que têm maiores torque e potência. A largura e dureza dos pneus impedem a perda de tração durante a condução. É importante ficar atento quando trocar os pneus do seu carro.
Dado que medidas muito exageradas podem ocasionar bastante prejuízo na condução do seu carro. Os fabricantes fornecem as especificações dos pneus os quais devem ser utilizados em seu automóvel, assim garantindo uma melhor experiência para você conduzir.

Amortecedor gasto, condutor FATIGADO!

amortecedor-carro Em vários casos, não é dado importância ao amortecedor do carro por ele não mostrar-se tão evidente. Contudo, devemos lembrar que é por conta dele que possuímos segurança e maior conforto no interior dos nossos automóveis. De acordo com a pesquisa elaborada pela Monroe, o desgaste do amortecedor atua direto no esgotamento do condutor, onde um amortecedor com apenas metade da sua eficiência consegue aumentar em vinte e seis por cento a fadiga do motorista. Fora o cansaço, os testes da Monroe alegaram que a condição ruim dos amortecedores, influencia ainda na frenagem, no qual é possível obter uma marca maior de dois metros e meio durante a frenagem. Assim, dispomos de uma adição considerável nas chances da ocorrência de um acidente. Portanto, é demasiadamente importante que seja feito uma revisão nos amortecedores do veículo a cada 10 mil quilômetros dirigidos.

Entenda quais são os principais sinais de avaria no sistema de amortecimento

Travagem: O ato de rodar com o seu carro com o sistema de amortecimento muito gasto expande o distanciamento de travamento do seu automóvel.
A iluminação do automóvel: A partir do momento que os amortecedores não estão nas melhores condições, os faróis da frente balançam e não clareiam a via pública de maneira uniforme.
Os pneus: o sistema de amortecimento, na ocasião em que ficam corroídos, aumentam a avaria dos pneus e impedem que estes tenham uma aderência satisfatória com o asfalto.
Desempenho no trajeto: Na ocasião em que percebe que o seu veículo começa a “escapar” em uma curva, ou que vibra nas situações em que enfrenta uma ventania mais pesada.
A condução do automóvel: na ocasião em que a condução do carro continua desalinhada depois do condutor realizar uma curva. O volante tem dificuldade no momento de regressar para a sua posição de início e o motorista é “constrangido” a fazer o alinhamento das rodas do automóvel.

Observe a forma de detectar se o amortecedor do carro está estourado

De grande valor para o movimento dos carros, os amortecedores funcionam para essencialmente conservar os pneus em atrito com o solo e auxilia na absorção dos atritos sofridos pela carroceria nas vias cheia de buracos das cidades grandes.
Os principais resultados de um amortecedor estourado são:- Resposta insuficiente da direção, rigidez ou barulho excessivo;
– Vazão incessante de fluido do amortecedor ou da estrutura da suspensão;- Amortecedor amassado ou danificado;
– Inclinação em grande quantidade ou inconstância ao longo da freada;
– Balanços ou inclinação toda vez que muda de faixa;
– Desgaste de maneira irregular dos pneus;
– Direção bastante rígida, irregular ou oscilante;
Fique esperto se o seu carro demonstra qualquer um desses sinais. Se manifestar, busque imediatamente uma oficina e realize a troca das peças.

Saiba quatro sugestões para não errar com o óleo do automóvel

1 – Tempo de troca de óleo

Ela será realizada no período recomendado pelo fabricante. Tal informação é bastante evidente no caderno de instruções. Se você ainda não sabe, dê uma lida no manual.

2 – Completar o nível de óleo

Durante o uso do automóvel, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Desse jeito, se não for o momento da troca de óleo, vá completando a quantidade. Não há erro nessa prática.

3 – Filtro de óleo

Sempre que levar o veículo para trocar o óleo, é importante trocar o filtro de óleo também. Isso garante que seu motor não fique impregnado por impurezas.

4 – Óleo escuro

Esqueça aquela história de que óleo preto é sinônimo de velho. Nada disso, se está preto é sinal que está lubrificando corretamente. O que vale são os períodos de troca os quais podem ser encontrados no manual do proprietário.

Defeitos mecânicos ocasionam dificuldades durante a mudança de marchas

Em algumas ocasiões, a complicação no engate das marchas é um defeito na mecânica, observe:
Cabo de embreagem – O principal sintoma do cabo de embreagem com problema é no momento em que o pedal fica pesado.
Fluido de embreagem – Nos veículos os quais possuem sistema hidráulico de embreagem, é indispensável fazer a conferência do fluido e acompanhar a orientação da montadora a respeito de trocas.
Estrias do disco – A ausência de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto dificulta o deslocamento do disco.
Platô – A abertura do platô de embreagem fica danificada no tempo em que uma ou mais chapas tangenciais encontram-se deformadas. Rolagem do eixo piloto – No momento em que está danificado, provoca ruídos ao longo do acionamento da embreagem e ao partir com o automóvel.
Óleo na caixa – Se não modificado de acordo com as especificações, a caixa tem a possibilidade de ocasionar ruídos e estrago acentuado em suas engrenagens.

Catalisador com problema aumenta consumo de combustível

O catalisador é o item central do automóvel imcubido da diminuição de poluentes no meio ambiente. Além de ser exigido por lei, ele é vital para o bom funcionamento do motor.
Em casos de mau funcionamento, o carro sofrerá com consumo maior de gasolina. A forma mais indicada de conservar o catalisador é fazer corretamente a assistência preventiva.
Motor desregulado, velas com sujeira e injetores de combustíveis com defeito situam-se entre os principais vilões do catalisador.
O uso de combustível com adulteração também pode prejudicar a peça. Caso o catalisador esteja com defeito, o condutor pode notar os impactos, além do gasto demasiado.
Os mais comuns são: aceleramento lento, arranque custoso e perda de potência em velocidades próximas aos 80 km/h.

Combustível De Proveniência Questionável Tem a Probabilidade de Obrigar Lavagem no Tanque

Abastecer com gasolina suspeita pode obrigar a limpeza do reservatório. Em automóveis produzidos antes do ano 2000, a limpeza era muito recomendada.
No momento atual, caso o combustível adotado seja de maravilhosa proveniência, não tem precisão de executar a limpeza do reservatório.
Na ocasião de você usar combustível de procedência incerta e perceba algumas contrariedades no veículo, busque ajuda de um profissional para lavar o reservatório.
A sujeira depositada no reservatório pode ir junto com o combustível para o motor e afetar outros componentes. O mais comum é gasolina com excesso de álcool, que pode gerar grandes problemas a carros os quais não são flex, no entanto também existe combinação com substâncias proibidas, sem falar do etanol e diesel com excesso de sujeira.

Cuidados com a caixa de embreagem reduzem o desgaste

cuidados-com-carro – Tente não deixar o carro engrenado enquanto estiver parado.- Em momento algum descanse o pé sobre o pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco e gera o lixamento do disco.
– Nunca arranque com o veículo em segunda marcha. Sempre use a primeira marcha para iniciar o deslocamento e assim sucessivamente.- Quando variar a velocidade, mude de câmbio gradualmente, de maneira ordenada e conforme os giros do motor.
– É importante acertar a a sincronização no tempo de soltar a embreagem e acelerar o automóvel ao arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, ocorre a famosa “queimada da caixa de embreagem”.
– Caso o automóvel se encontre num local com o plano inclinado, em um morro, por exemplo, nunca utilize a embreagem/acelerador com finalidade de manter o automóvel parado. Use o freio de mão para essa finalidade.