A linhagem Akita Inu

No Japão o Akita é considerado como parte do patrimônio natural nacional, tal como as gueixas e o sumô. Ele, consequentemente, é muito famoso no Japão, sendo, inclusive, visto como um peculiar amuleto da prosperidade. O nome Akita vem de uma região encontrada na ilha de Honshu, e “inu” que representa cachorro em japonês, compondo o nome completo do cão Akita Inu.Além das primeiras espécies da raça Akita Inu terem surgido só a partir do século XV, na realidade, determinados estudiosos garantem que o surgimento da espécie ocorreu por cerca de quatro mil anos atrás. Originalmente, este cachorro era tomado como de porte grande, sendo utilizado pelos guerreiros do Japão como cão de ataque e defesa por muitos anos.Os soldados americanos, durante a Segunda Guerra, adquiriram crias desta raça, após um indivíduo acasalar uma cadela da raça “Akita Inu” com um cachorro da raça “Pastor Alemão”. Após esse fato, deu origem à espécie “Akita inu Americano”, a qual se tornou-se famosa rapidamente, assim sendo vendida em variados locais do mundo. Ambas as raças, “Akita Americano” e “Akita Inu”, ainda coexistem entre si.

a linhagem akita inu

Características Físicas do Akita Inu

Os lobos e as espécies “Akitas” têm muitas similaridades. As cadelas da espécie “Akita” têm em torno de 57 a 63 cm, ao passo que os cachorros possuem em torno de 65 até 70 cm. Assim como o tamanho, a pesagem da espécie ainda difere consoante o gênero da raça, eles podem pesar de 33 a 50 kg. Há duas maneiras de como o pelo do Akita se apresenta: a pelagem de cima é dura e retilínea e a pelagem de baixo é sedosa e espessa.A cabeça do cachorro Akita é enorme e achatado, a testa ampla e o chanfro é bem definida. O focinho é de comprimento mediano e afunila ligeiramente. Os olhos da raça são bem afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, ligeiramente pequeninos equivalentes aos Spitz. Suas orelhas se apresentam de forma eretas e espessas, triangulares e com pontas arredondadas, parecem relativamente inclinadas para frente e portadas de maneira ereta.Seu pescoço é robusto, sem papadas, terminando em um peito profundo e largo. Além disto, o seu dorso é vigoroso e resistente, e suas costelas são levemente curvadas. A sua parte traseira é bastante ampliada. Sua cauda de inserção se enrola sobre o dorso, além de ser bem forte, enorme e grossa. Além disso, sua pata é bem forte e arredondada.

Pelagem do Akita Inu

Trata-se de um cachorro de pelo duro e subpelo oleoso, excelente para caça na água, uma vez que seu pelo é praticamente impermeável, o que o mantém muito bem aquecido, mesmo em temperaturas bem frias. O seu subpelo é denso, bem oleoso e bastante sedoso, já a sua pelagem superior é resistente, retilínea e bem alisada. A cernelha e a garupa são revestidas com um pelo um tanto mais comprido e na cauda o pelo é mais alongado do que o restante do corpo.
O Akita se apresenta nas cores vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com pontas pretas), tigrado e branco.
Além disto, independente de todas as colorações que tiver, as pelagens necessariamente devem possuir a coloração Urajiro, quer dizer, na parte lateral do focinho, abdômen e pescoço, embaixo da cauda e bochechas, e ainda no lado de dentro das patas vai existir um pelo esbranquiçado.
A sua pelagem é alterada duas vezes por ano. O procedimento de substituição da pelagem é muito intenso, podendo ser concluída depois de mais de 30 dias. Eles se lambem regularmente, tal como os gatos, devido a isso eles conservam-se limpos por bastante tempo. Os cachorros Akita não têm necessidade de tomar banho com periodicidade, uma vez que isso pode ocasionar uma redução significativa de oleosidade em sua pelagem, já que eles realizam a sua higiene normalmente. Entretanto, geralmente tem o dever de ser feita a escovação em sua pelagem.

Temperamento do Akita Inu

O Akita Inu é um cão leal, manso, de caráter basicamente dócil e gentil. Essa raça é audaciosa, corajosa e muito fiel. Eles farão o possível pra defender sua família e sua casa.
É astuto e obediente, mas trata-se de uma raça mais adequada para donos mais experientes, que saibam conquistar a confiabilidade do cão e disciplinar o animal com equilíbrio e harmonia.O Akita não tem o hábito de ser austero com indivíduos que ele não relaciona, no entanto tende a se mostrar indiferente às pessoas estranhas à sua rotina. Certos cachorros da espécie Akita Inu podem não se socializar com os demais cachorros, principalmente os de mesmo sexo, devido a sua personalidade forte e habitualmente dominadora. Para que o Akita Inu possua uma melhor convivência com os demais cães, o aconselhado é que sua convivência comece o quanto antes. O aconselhável para que o cão Akita não fique agressivo e demasiadamente possessivo é que ele seja ensinado desde pequeno, assim o Akita Inu poderá se tornar mais sociável.

a linhagem akita inu

Vantagens de ter um Akita Inu

cães Akita inu se dão muito bem com crianças, especialmente os que já estão habituados a coabitar com elas o dia inteiro. Eles podem ser um pouco distantes com novas pessoas (ou crianças muito barulhentas), mas logo se adaptam às novas situações. Os cachorros da raça não latem muito, todavia são bastante vocais e eventualmente “falam”.Os Akitas são muito protetores, seja de sua propriedade ou dos indivíduos a sua volta, o que faz deles maravilhosos cachorros protetores, além disto, eles se sobressaem por sua inteligência e sensibilidade. Estando na posição de número 54 na lista que ranqueia os cachorros mais inteligentes do planeta, o Akita inu pode ser facilmente ensinado sendo que, tal como a maior parte das espécies de cães, pode aprender com mais rapidez e intensidade na ocasião em que os ensinamentos são fundados ainda na fase de filhote.

Problemas do Akita Inu

O Akita vive em média até os 12 anos. Além do mais, eles são propensos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, isso tudo provocado por conta do seu porte. Determinados problemas oftalmológicos inclusive tem o hábito de ser um tanto comuns nos cachorros da espécie, como a atrofia da retina (que pode chegar a causar cegueira) e o entrópio, disfunção que faz com que as pálpebras do animal se virem para dentro e firam sua córnea.A epilepsia também é uma dificuldade que é capaz de aparecer ao longo da vida do cão dessa espécie distinta e, por conta dos diversos problemas que podem se expressar na saúde do cachorro Akita Inu, é importante que os donos de um exemplar da espécie como animal de estimação os levem para consultas periódicas com veterinários com o intuito de assegurar o bem-estar do animal e prevenir ou diagnosticar precocemente uma série de doenças.A fim de que os cães Akita consigam conviver harmoniosamente com os demais espécimes, é fundamental que eles tenham tido ligação com outros cachorros desde filhotes.

Como cuidar do Akita Inu

Akitas são capazes de viver em residências com muito espaço ou apartamentos, entretanto o exercício físico diário, como caminhadas, é essencial para o bom progresso da saúde do seu cão. O cão Akita necessita passear todos os dias, principalmente se viver em prédios ou pequenas casas onde não há muito espaço para ele. Já quem mora em casa ou tem grandes espaços e quintais rodeados deve deixar os cães livres para que possam se exercitar livremente.No que se refere a cuidados com o bem estar, é bastante importante recordar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada todo o dia ou, ao menos, toda semana, impedindo os nós nos pelos e o acúmulo de impurezas que tem probabilidade de ocasionar problemas de pele como a dermatite.A fim de que os seus cães se desenvolvam satisfatoriamente, é necessário também prestar muita atenção em sua alimentação, pois os Akita possuem um bom apetite, então mantenha uma alimentação bem equilibrada todo o dia.A saúde geral do animal está diretamente associada à sua higiene. Para que seu Akita não se contamine e adquira nenhum tipo de problema por bactérias, o lugar onde ele vai se estabelecer deve estar bem limpo todo o dia. A boa higiene inclusive evita complicações de saúde futuros. No caso do Akita Inu, em especial, é importante nunca deixar o local onde ele vive molhado logo após limpeza, com a finalidade de evitar que ele deite e fique úmido, já que isso é capaz de acarretar o desenvolvimento de fungos em sua pele ou inclusive alergias.

Filhotes do Akita Inu

a linhagem akita inu

O cão Akita Inu quando filhote é fofo como um bicho de pelúcia. Ainda assim, por seu gênio dominante e auto-suficiente, é aconselhável começar desde bem cedo o treino de disciplina e deixar claros os seus limites, assinalando que o chefe é você.No geral, os cão Akita são uma das espécies mais fáceis de se limpar. Apesar de ser uma espécie bastante independente, decidem estar perto dos donos do que solitários no fundo do jardim. Os Akitas Inus são propensos em se entediar e destruir os seus objetos por toda a casa, então uma boa maneira de evitar qualquer constrangimento é caminhar com eles frequentemente.Ao escolher um filhote, o ideal é geralmente olhar os pais da cria e ver o temperamento deles já que esta é uma peculiaridade genética. Procurar um filhote de um canil leal é forma mais certa e mais segura de se possuir um animal doméstico saudável e sem traumas. Preste, constantemente, bastante atenção no modo como o filhote de cão Akita se porta. O comportamento do cão Akita Inu difere de espécie para espécie. Alguns serão mais ativos, outros serão mais obedientes, estes necessitarão de muito pulso firme pra serem adestrados.

Curiosidades sobre o Akita Inu

Este cãozinho foi utilizado, durante muito tempo, como caçador de ursos e cervos. Ele se desenvolveu nas regiões noro-orientais.O cachorro Hachiko, conhecido por ter aguardado muitos anos por seu proprietário em uma estação de trem, ganhou um filme nomeado “Sempre Ao Seu Lado”, estrelado pelo astro “Richard Gere”. Depois que o dono faleceu, sem saber o que tinha acontecido, o cão Hachiko retornou à estação de trem todos os dias por mais de uma década, na esperança que ele voltasse, até morrer.

Deixe uma resposta