O excepcional cachorro Samoieda

cachorro samoieda

As sociedades errantes empregaram cachorro samoieda faz mais ou menos 5.000 anos, na Sibéria, apesar de existir outras interpretações a respeito da origem da raça Samoiedo. Esse cachorro apenas podia ser observado entre estas tribos, daí onde seu título foi originado. Estes cães eram utilizados em práticas no campo, para a caça e inclusive para usá-los em trenós.
Os primeiros cachorros da espécie Samoiedo chegaram no território inglês entre os anos de 1870 e 1909, porém nem todos eram de raça autêntica. É dito que a Soberana Alexandra apreciou em tal grau da raça que fez o possível para poder fomentar a espécie em sua nação. A verdade é que ainda há a possibilidade de ser encontrados ancestrais dos cachorros da rainha nos espécimes atuais.
Os cães Samoiedos conquistaram a América em 1906, um exemplar foi oferecido como presente do Grão-Duque da Rússia Nicolau. Em razão de sua belíssima aparência, sua personalidade doce e sua força como um cachorro puxador de trenós, o Samoiedo vem aumentando a sua fama.

Características Físicas do Samoieda

cachorro samoieda

Seu nariz tem um formato mediano e um tom mais escuro, suas orelhas são de um porte médio, bastante afastadas uma da outra, seu crânio possui um formato de cunha e seus olhos bastante fundos; sua constituição de pelos é bem densa, suas patas são esféricas e ele dispõe de um porte muito robusto e atlético.
A cauda é extremamente bonita, trazendo uma pelagem densa e um molde enrolado por cima do lombo e tomabando para um dos lados. A expressão facial é um dos itens interessantes deste cão – ele aparenta estar constantemente alegre!
Seu pelo é extenso, delicado, alisado e levemente volumoso. A pigmentação mais popular é o branco simples, porém podem ser achados nas várias tonalidades de branco palha, amarelado, esbranquecido e amarelado, branco e preto e branco e marrom.

Temperamento do Samoieda

Esta espécie é bem extrovertida, fazendo o que pode a fim de deixar todos de fora e sua família a todo momento alegres! Ele tem o hábito de seguir o dono para todos os lugares, e irá desejar inclusive deitar junto. As pessoas mais velhas apreciam esta espécie, pois ela possui uma facilidade em agradá-los e deixá-los mais sorridentes e, principalmente, sendo uma amizade até o fim de sua existência.
Devido a ser um cão criado exclusivamente para o labor, ele carece de vários exercícios físicos a fim de que consiga gastar esta energia, caso isso não ocorra, ele pode chegar a ser um espécime bem nervoso. Para você que almeja comprá-lo, saiba que esta raça necessita de um espaço grande, já que eles não estão bem ficando presos, seja em casas ou apartamentos. No momento em que se veem sozinhos ou contrariados, eles pendem a gerar um temperamento mais agressivo, ladrando muito, engolindo os objetos a sua frente e cavando por toda parte.
Estes cães não são facilmente educados, são desobedientes e mais predispostos a tracionar trenós do que permancer em correntes, mas por adorarem agradar o proprietário, vão compreender ao longo dos dias.
O melhor é que você tenha apenas um cão dessa raça, uma vez que esse cães não se se relacionam bem com outros cachorros domésticos!

Vantagens em se ter um Samoieda

Samoiedos são muito mansos, frágeis, amorosos, habilidosos e estão constantemente com “alegria” no rosto! O Samoiedo dispõe de um carisma fascinante, cativando todo mundo ao seu redor.
Devido a sua estima e meiguice, o Samoiedo não vai querer ficar distanciado de seu dono por muito tempo, o que faz com que esta raça muito apreciada por todos.
Se você receber muitos hóspedes em casa, não vai precisar esquentar a cabeça em prender o cão! Seu dono ficará satisfeito com a forma como o Samoiedo se relaciona com seus amigos e convidados.
Essa espécie se mantém bastante limpa por muitos dias, ainda que sejam cães essencialmente esbranquiçados e bastante peludos. Por não possuírem glândulas subcutâneas, essa raça não possui um cheiro ruim, que é característico nas demais espécies de cães. Você terá um gasto demasiadamente menor com esta raça, especialmente se tratando de higienização!

Pontos fracos do Samoieda

cachorro samoieda

Samoiedos exigem exercícios físicos regularmente, já que são espécimes bastante ativos e habituados com trabalho difícil, para se preservarem tranquilos.
Esses cães são muito dóceis, portanto, se você necessita de um cachorro de guarda, olvide o Samoiedo.
Eles são brincalhões, mas conseguem ser do tipo brincalhão “desobediente” e se tornam indomáveis, não subordinando-se às ordens dadas pelo proprietário.
Nem pretenda aproximar um felino do Samoiedo: essa raça não pode se ajustar aos demais tipos de animais domésticos! Mas, se domesticado desde novo, vai ser capaz de ter um Samoiedo mais condescendente com os demais cachorros.
Esse cão vem de pátrias nórdicas geladas e, mesmo se ajustando ao clima tropical, não é oportuno submetê-los a temperaturas demasiadamente altas.
O Samoiedo possui o hábito de largar bastante pelo ao redor da residência em razão da sua troca de pelo.
O Samoiedo expressa demasiados problemas referentes a sua saúde, como: cor anormal no olho, orelha caída, ossos desequilibrados, pelagem ondulada, propriedades relativos ao sexo mal especificadas, displasia coxofemoral, podem ficar surdos, risco de nanismo e a retina pode mostrar uma degeneração gradativa.

Como cuidar de um Samoieda

Apenas tenha um Samoiedo se você tiver muita energia e disposição para isso, vá brincar com ele ou fazê-lo correr por um tempo, porque este cachorro precisa de gastar suas energias diariamente, isto é, se você for desanimado não possua um Samoiedo! Um bom adestramento inclusive será essencial com a intenção de deixar o cão mais educado.
E caso você tenha outros animais de estimação, o adestramento do Samoiedo é indispensável: sem ele você terá um cachorro muito antissocial, em especial com outros cães.
O Samoiedo é um cachorro muito teimoso e desobediente, o que o torna bem difícil de colocar limites: ele vai querer ficar dentro do lar e você vai se esforçar para poder domesticá-lo, assim o treinamento precisa ser feito o quanto antes! Outra questão crucial é pentear a pelagem do cão entre duas a três vezes por semana com a finalidade de evitar que a pelagem fique espalhada ao longo da casa.
Porém, eles são muito apegados com o seu dono, necessitando de demasiado carinho, cafuné e atenção.

Filhotes de Samoieda

Os filhotes desta espécie são perfeitamente “bolinhas peludas” que adoram amamentar e dormir bastante! Contudo não ache que esse ciclo é extenso: em até dez semanas eles estão brincando e sendo verdadeiros “desbravadores” por todos os cantos. É nesse momento que o tratador precisa começar a treiná-lo a fim de que as ordens sejam mais habituais para o cachorro. Nesse momento ele está mais afeito a relacionar-se com as demais pessoas, sendo mais fácil instruí-lo. O condicionamento deve ser mais incisivo depois dos 3 meses, pois nesta etapa o Samoiedo permanece mais “autoritário”, portanto sendo mais complicado educá-lo. Após um ano de vida, esse cachorro fica mais perspicaz, dessa forma o seu proprietário deve colocar mais potência no seu adestramento com o intuito de conseguir resultados mais satisfatórios.
Um filhote ideal necessita ser divertido e bastante animado. Relativo às suas características físicas, é essencial possuírem olhos amendoados e lábios escurecidos e com um “sorriso” típico da espécie. Caso a orelha de seu filhote não se ergue, fique tranquilo: ela só se eleva logo após os três meses de idade. A cauda cai em cima do dorso a partir dos 2 de idade.

Curiosidades sobre o Samoieda

O Samoiedo é tido como o cachorro nórdico mais obediente já observado, embora ele possui um estranho hábito de ficar sempre buscando algo, principalmente nos buracos que ele cava quando está enfadado.
Nos primordios da concepção dos Samoiedos, os primeiros cães que foram importados para a Inglaterra não eram inteiramente brancos. A maioria era de uma coloração canela e ligeiramente menor que a raça original. Alguns destes exemplares eram oriundos de tribos errantes.
As primeiras importações oficiais de Samoiedos ocorreram em 1893 e o primeiro clube legítimo de criadores da raça se formalizou no ano de 1920 e funciona ainda nos dias atuais.
Durante as nevascas, é habitual enxergarmos Samoiedos empregando a cauda peluda para tampar o focinho.
Eles têm uma curvatura nos seus lábios, que dá uma sensação de estarem constantemente “sorrindo”.

Deixe uma resposta