Boiadeiro Bernês – Cão de Estimação

Boiadeiro Bernês – Cão de Estimação

Pra chegarmos ao pet Boiadeiro Bernese que conhecemos nos dias atuais, foram feitos diversos entrelaçamentos entre diferentes raças durante os anos. Para manter os rebanhos e os gados seguros, os “Bernois Bouvier” foram bastante requisitados pelos agricultores da Suiça. Os Pets Boiadeiros Bernês foram muito bem utilizados pra tracionar carroças carregadas com leite, uma vez que a excelente fama do queijo suíço fazia com que o leite fosse bastante comercializado em meio aos agricultores.
O Cão Boiadeiro Bernese também pertence aos “Sennenhund”, quer dizer, aqueles cães montanheses, todavia unicamente ele possui uma pelagem extensa e macia. Nâo se sabe ao certo a sua linhagem, apenas deduções. Certos estudiosos consideram que sua origem vem da época da conquista romana em território Suiço, quando os Mastiffs se mestiçaram com os cachorros defensores de gado nativos.
O acasalamento constituiu um cão robusto preparado para suportar o clima dos Alpes e servir como cachorro de tração, defensor de rebanho, e cachorro de pastoreio. Apesar da utilização desses pets, poucas iniciativas foram realizadas para perpetuar a raça. No fim do século XIX esta raça corria o risco de desaparecer totalmente.
Um estudioso de nome Albert Heim começou a analisar os cães de origem suíça, sendo levado até o Boiadeiro Bernês. Todavia, exclusivamente nos baixos Alpes Suiços que se encontraram estes cães. Depois dos estudos de Albert Heim, iniciou, assim, a propagá-los por toda a Europa. Os espécimes melhores foram vistos na área de Durrbach, propiciando a raça o título de Durrbachler. Em seguida do crescimento da raça, trocou-se o nome para “Boiadeiro De Berna”. O precedente deles chegou à América no ano de 1926; o reconhecimento oficial do AKC realizou-se em 1937.

Características físicas do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernese é um cachorro de três cores, de avantajado porte e com uma disposição bastante gentil. Ele é sagaz, vigoroso, e possui agilidade instintiva para fazer as funções de defesa e pastoreio pra as quais foi primariamente criado e usado no território suiço.
O Cachorro Boiadeiro De Berna é gigante, forte e muito equilibrado. Suas orelhas pendem sobre os lados de sua cabeça, tendo também membros estreitados e orelhas médias. Seu rabo é bem espesso e recai por cima do tronco. O pelo é afilado, macio, extenso e escuro com vermelho e manchas marrons na parte lateral do focinho, olhos, patas e torso. Tem também manchas claras em sua cabeça, em volta do pescoço, torso, patas e ponta da cauda.

Ele também é bastante parceiro. Se o seu proprietário está na residência, ele irá fazer o possível com o objetivo de se encontrar próximo dele, mostrando todo o seu companheirismo. Não existe maior felicidade para o Boiadeiro do que estar perto de quem ama. Caso você não possua espaço ou tempo livre com o intuito de dar atenção, portanto nunca obtenha esse cachorro. Eles foram criados para estar sempre junto de seus donos.

Pelagem do Boiadeiro Bernês
Seu pelo é lindo: Possui a parte inferior bastante peluda e uma camada dupla, engrossada, com a parte externa extensa. Tipicamente tricolor, a maior parte de seu corpo possui as colorações pretas, enferrujadas e um branco reluzente. Habitualmente, existe uma marca branca no torso que se aparenta com uma cruz inversa, uma mancha clara entre os olhos e na borda da cauda.
A cor dominante do Cão Boiadeiro de Berna é o preto, que deve ser forte, com as marcações em marrom bem especificadas na face, em cima dos olhos, nos membros e no peito. Desde que não passe o princípio de suas pernas, ele é capaz de possuir, também, uma pelagem branca nas patas.
O pelo desta raça é afinado e extenso e para que seja sempre saudável, deve ser escovado com assiduidade. Anualmente o Cachorro Boiadeiro Bernese perde pelo de maneira moderada durante a primavera e no outono. O Cachorro Boiadeiro Bernese detém uma pelagem que cai bastante, devido a isso a precisão de constantemente escovar regularmente a pelagem dele, para que você consiga conter o excesso de pelos caídos por toda sua residência. O banho regular, a cada três meses ou mais, conservará sua higiene.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro De Berna é um cachorro carinhoso, sagaz e alerta. Ele inclusive é nobre, manso e tolerante. Nunca esqueça de convidar o seu Cão Boiadeiro de Berna para passar um momento com sua família, pois isto é o mais significativo para ele. Entretanto não se esqueça de instruir a ele como se comportar no lar e com outras pessoas, pois um adestramento é fundamental para esta raça. Lento para amadurecer, ele consegue seu tamanho adulto muito antes de chegar a maturidade intelectual.
O Cão Boiadeiro de Berna protege sua família, no entanto ele em geral não seja ofensivo. Ele é capaz de se proceder de maneira distante com desconhecidos e, normalmente, é meio tímido, devido a isso, a exposição do Boiadeiro de Berna a uma enorme pluralidade de pessoas, animais e situações diferentes ao longo da vida é pertinente.
Para você vir a ter um cão bastante dócil, habitue-o desde novo a qualquer coisa que seja capaz de ser diferente para ele, para que ele não crie medo, se torne tímido ou muito aflito. Apresente a ele ruído, outras pessoas e acontecimentos fora de seu habitual para educá-lo a como se comportar.
Inúmeras demandas são capazes de afetar o temperamento do Boiadeiro: sociabilidade, treinamento e até fatores hereditários. Logo depois de acostumados, eles irão desejar fazer amizades com outras pessoas, fora de serem naturalmente brincalhões e terem grande curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
Fora a simpatia, ele pode ser um bom vigia, além de alertá-lo na ocasião em que perceber o mínimo sinal de perigo. Pode ficar manso: este cão é muito apropriado para se possuir no lar, ele se dá bem com crianças, jovens e adultos.

Todas as atividades que ele realiza vêm acompanhadas de seus instintos. Caso você possua crianças no lar, pode ficar relaxado: as crianças irão amá-lo.

O Cachorro Boiadeiro Bernês tem um intenso desejo, ou ainda, uma necessidade inabalável para o serviço e, portanto, está incessantemente procurando um desafio ou uma atividade a fazer. Adapta-se perfeitamente em muitas tarefas diferentes e é um cachorro que quer e está disposto a cativar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Largue -o só e você vai ter um cachorro infeliz, ansioso e insatisfeito. Caso você dê algo para ele fazer e ele não apreciar, também vai aborrecê-lo muito. Apenas um pormazinho não resolve. Outra coisa: ande com ele, pelo menos, uma hora ao dia, com o propósito de mantê-lo bem mental e fisicamente.

Independente de sua formosura e ao excelente temperamento – ou possivelmente por causa dessas peculiaridades – hoje em dia, os Pets Boiadeiros Berneses estão lutando pra sobreviver. A Endogamia é um problema corrente nos Boiadeiros, por causa da alguns grupos genéticos. À proporção que mais indivíduos descobrem sobre a espécie, diversos cachorros com problemas de saúde estão sendo gerados com limitado ou nenhum padrão. Isso tem gerado um efeito negativo a cerca do Cão Boiadeiro Bernese como um todo. Com o objetivo de se adquirir um Boiadeiro, pesquise um apropriado lugar onde comprá-lo, sua proveniência deve ser bastante observada a fim de que não ofereça algum tipo de complicação com seu cachorro.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
O Cão Boiadeiro de Berna não deve viver em apartamento ou condomínio. Uma casa com um pátio grande e protegido é o adequado lar para cães desta raça. Por ser um cão trabalhador, ele possui muita energia. Diariamente ele deve gastar bastante energia pra poder se preservar equilibrado e com muita felicidade.
Escove os dentes do seu Pet Boiadeiro Bernês de duas a três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias da boca dele. A escovação diária é ainda melhor se você quiser evitar a moléstia das gengivas e o hálito ruim.
Apare as unhas mensalmente se o seu cachorro não as puir normalmente. As unhas certamente estão grandes, caso você seja capaz de ouvi-las quando ele se encontra andando. As unhas do cachorro possuem vasos sanguíneos e se você cortar no local errado, tem probabilidade de ocasionar sangramento.
Os ouvidos do Cão Boiadeiro Bernês devem ser checados semanalmente por vermelhidão ou mau odor, o que consegue sinalizar infeção. Limpe as orelhas com algodão úmido com produto recomendado pelo veterinário com o propósito de prevenir infecções. Porém, lembre-se: apenas limpe a parte de fora, nunca ponha nada no interior do canal auditivo.
Constantemente examine a pele do seu pet, percebendo qualquer tipo de anomalia, como: inflamação, vermelhidão ou sensibilidade, não exite em liga para um veterinário.
Fillhote do Boiadeiro Bernês
Se você almeja um cão muito bem apropriado em um habitat em família, habitue ele desde filhote às relações com as pessoas da família. Devido a isso, o proprietário deve determinar desde cedo limites diretos ao Boiadeiro. Diferente de muitas outras espécies, devido a um amadurecimento demorado, o processo de adestramento do Boiadeiro leva um ciclo maior.
Desde pequeno, possua o hábito de levar o seu Boiadeiro a um veterinário. Manuseie os membros do animal com constância e olhe na parte de dentro de sua boca. Para educá-lo a se portar corretamente no momento em que for necessário ir a qualquer consulta, comece a oferecer-lhe qualquer modelo de recompensa e jamais se esqueça do elogio quando ele se portar adequadamente. Tal como as escovações vão fazer parte de seu cotidiano, o filhote deve ser acostumado a rotina e higiene e conservação desde cedo.
Antes dos dois anos de idade, jamais aceite seu Boiadeiro realizar demasiado esforço físico, tal como: puxar muito peso, saltar de lugares excessivamente altos em áreas muito duras, já que as suas juntas ainda não estão satisfatoriamente desenvolvidas. O divertimento normal, no gramado, é permitida.
Curiosidades a respeito do Boiadeiro Bernês
Ele é totalmente adequável em temperaturas muito frias. Entretanto, com a pelagem preta e da estatura grande, ele é predisposto a sentir bastante calor. Nunca deixe que ele treine com intensidade em dias intensamente quentes.
Caso você anseie ter um Pet Boiadeiro Bernese, saiba que ele requer um intenso cuidado. Ele se desenvolve de uma forma mais rápida entre os 4 e 7 meses, neste ciclo ele está predisposto a machucados e complicações ósseos. A alimentação deve ser bem caprichada, com ótima qualidade, abundante em nutrientes, entretanto em uma quantidade certa, a fim de que ele cresça moderadamente.

Deixe uma resposta